SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Sidonie love: when the beloved must remain unattainableModified body images: new forms of identity. With a note on the cadavers of anatomist Gunther von Hagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

FERRARI, Andrea Gabriela. Sintoma da criança, atualização do processo constitutivo parental?. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 299-319. ISSN 0101-4838.

A psicanálise com crianças discute, desde os seus primórdios, o estatuto dos pais no atendimento clínico do filho. A influência que exercem na constituição psíquica do filho é evidente e por muito tempo questionou-se, dentro das diferentes perspectivas da psicanálise, a necessidade de se escutar o que os pais têm a dizer a respeito da sintomatologia apresentada pelo filho. Neste artigo fazemos uma discussão teórica a respeito do que o sintoma do filho aciona e atualiza do processo constitutivo parental. Neste aspecto aborda a possibilidade de que alguns sintomas da criança funcionem como estruturante psíquico dos pais. Pretende-se, com isso, situar o sofrimento dos pais frente à demanda de atendimento do filho e frente à sintomatologia apresentada por ele.

Keywords : psicanálise com crianças; sintoma; demanda de tratamento; entrevistas preliminares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )