SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O amor Sidonie: quando a amada precisa se manter inacessívelAs imagens modificadas do corpo: novas formas de identidade. Com uma nota sobre os cadáveres do anatomista Gunther von Hagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

FERRARI, Andrea Gabriela. Sintoma da criança, atualização do processo constitutivo parental?. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 299-319. ISSN 0101-4838.

A psicanálise com crianças discute, desde os seus primórdios, o estatuto dos pais no atendimento clínico do filho. A influência que exercem na constituição psíquica do filho é evidente e por muito tempo questionou-se, dentro das diferentes perspectivas da psicanálise, a necessidade de se escutar o que os pais têm a dizer a respeito da sintomatologia apresentada pelo filho. Neste artigo fazemos uma discussão teórica a respeito do que o sintoma do filho aciona e atualiza do processo constitutivo parental. Neste aspecto aborda a possibilidade de que alguns sintomas da criança funcionem como estruturante psíquico dos pais. Pretende-se, com isso, situar o sofrimento dos pais frente à demanda de atendimento do filho e frente à sintomatologia apresentada por ele.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; sintoma; demanda de tratamento; entrevistas preliminares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )