SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Child's symptom, an update on parental constitution?Which status for body within psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

MASSON, Céline. As imagens modificadas do corpo: novas formas de identidade. Com uma nota sobre os cadáveres do anatomista Gunther von Hagens. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 321-340. ISSN 0101-4838.

A arte reflete a evolução sociocultural. Nossa época é ligada às sensações fortes, às imagens extremas. O artista exalta a violência, exibe o corpo orgânico e suas matérias, até mesmo expõe o cadáver para fins estéticos. Não interroga assim as novas relações da medicina com o corpo? O lugar onde se constata que o corpo desapareceu é o consultório do médico. Os médicos não examinam mais o corpo, porque o importante é o que há em seu interior. O entusiasmo pela incineração é um meio de não se confrontar com o apodrecimento do corpo, que fascinava os antigos. O corpo é evanescente, devendo esvair-se em fumaça, ou então ser conservado intacto. Esse é o princípio do embalsamento e do cadáver estetizado pelo anatomista-artista Gunther von Hagens: estetizar o corpo para fins ditos pedagógicos e que nós nomearíamos comerciais - o corpo tem vida após a morte e ela é monetizável. A partir deste exemplo da arte dos cadáveres, nós interrogamos os campos da medicina e da criação contemporânea sobre a maneira como o corpo se inscreve em uma lógica econômica e política, da qual emana certo tratamento do corpo.

Keywords : corpo; medicina; transformação; cadáver; desaparição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )