SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2As imagens modificadas do corpo: novas formas de identidade. Com uma nota sobre os cadáveres do anatomista Gunther von HagensPercursos delirantes em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

LINDENMEYER, Cristina. Qual é o estatuto do corpo na psicanálise?. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 341-359. ISSN 0101-4838.

Uma questão se impõe a partir do trabalho analítico com pacientes que apresentam manifestações somáticas diversas: existiria uma psicologia própria às doenças ou manifestações somáticas? Muitas vezes, o corpo e suas manifestações são compreendidos a partir de noções como: imagem do corpo, imagem inconsciente do corpo, pacientes psicossomáticos, manifestações psicossomáticas, ou fenômenos psicossomáticos, enfim, uma inflação de noções que nos distanciam da proposta freudiana. Esta confusão não data de hoje: no seio da teorização psicanalítica, o corpo foi objeto de numerosos debates e divergências teóricas. Este texto constituiu uma reabertura a estes debates em torno das questões corporais.

Palavras-chave : corpo; psicanálise; psicossomática; conversão histérica; Eu-corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )