SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2A feminilidade: de um outro a um OutroOtto Rank y la controversia sobre el trauma del nacimiento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

CORPAS, Flavia dos Santos  e  VIEIRA, Marcus André. Bispo do Rosario e a representação dos materiais existentes na Terra. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp. 405-422. ISSN 0101-4838.

Este trabalho aborda o delírio e a obra de Bispo do Rosario como formas de tratamento do Real na psicose, soluções encontradas pelo sujeito diante daquilo que é inapreensível. A partir de entrevistas concedidas pelo artista e da leitura de seus trabalhos, propomos um novo enfoque sobre o delírio, baseado em outra leitura da missão que Bispo afirmava ter. Entendendo esta como a representação dos "materiais existentes na Terra para o uso do homem" é possível destacar o endereçamento desta obra também para os homens e não somente para Deus, como é comumente interpretada. Ao ressaltarmos o destino também mundano de seus objetos, demonstramos de que maneira esta obra funcionou para Bispo como estratégia suplementar ao delírio, permitindo a ele maiores possibilidades no laço social. Longe de reduzir a obra ao delírio, visamos apontar a complexidade que marca a relação entre eles no caso específico de Bispo do Rosario.

Palavras-chave : Bispo do Rosario; arte; psicose; metáfora delirante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )