SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Love, the feminine and writingPossible compositions: psychoanalysis, music and utopia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

GUERRA, Andréa Máris Campos. O gozo na topologia borromeana: um novo paradigma?. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 39-59. ISSN 0101-4838.

Partindo de uma revisão dos seis paradigmas do gozo no ensino de Jacques Lacan, propomos um sétimo a partir da topologia borromeana. Nele, a lógica excedente, ou disjuntiva, da relação entre gozo e linguagem é substituída pela lógica ex-sistente, que funda um fora que não é um não-dentro. Nesse paradigma, o gozo está referido a um suplemento que resta da operação de amarração dos três registros, real, simbólico e imaginário, como tratamento ao Outro do Outro que não existe. Lacan propõe uma costura entre imaginário e saber inconsciente, atando o simbólico e o real e produzindo, com isso, o efeito sinthoma. Seu resultado é o efeito real de amarração da realidade psíquica na forma do nó a quatro, com a distribuição de três formas de gozo inscritas enquanto ex-sistência em relação aos pontos de intersecção dos três registros.

Keywords : gozo; topologia borromeana; Outro; sinthoma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )