SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1O gozo na topologia borromeana: um novo paradigma?Um estranho irredutível no saber freudiano sobre as psicoses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

SEGER, Débora da Fonseca  e  SOUSA, Edson Luiz André de. Composições possíveis: psicanálise, música e utopia. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 61-73. ISSN 0101-4838.

Ainda que as aproximações entre o campo psicanalítico e o artístico sejam frequentes, a música tem sido, entre as artes, aquela que menor atenção tem recebido dos principais teóricos da psicanálise. O presente artigo busca, assim, aproximar estas duas áreas, situando-se no rastro de possíveis interlocuções entre o arcabouço teórico psicanalítico e a temática musical. Para tanto, exploramos, primeiramente, as referências à voz e à musicalidade encontradas nas teorizações psicanalíticas, dando especial ênfase à concepção lacaniana de voz como objeto a e à pulsão invocante na constituição do sujeito. Em seguida, buscamos ampliar a discussão, trazendo algumas relações entre música e utopia tecidas na obra do filósofo Ernst Bloch.

Palavras-chave : psicanálise; música; voz; pulsão invocante; utopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )