SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Composições possíveis: psicanálise, música e utopiaA importância do brincar em Winnicott e Schiller índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

BREPOHL, Daniel Dias  e  DARRIBA, Vinicius Anciães. Um estranho irredutível no saber freudiano sobre as psicoses. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 75-89. ISSN 0101-4838.

O presente artigo examina o esforço de teorização sobre as psicoses ao longo da obra de Freud. Para tanto, foram eleitos trabalhos nos quais o autor se dedica diretamente ao tema, ou faz alguma referência clara a ele. Nestes, foram enfocadas as tentativas de Freud em articular as questões das psicoses a um saber constituído a partir das neuroses, o que resulta em uma oscilação entre aproximações e evidências de uma diferença irredutível. Em razão disso, o trabalho propõe privilegiar a noção freudiana de estranho como operador na análise destes textos, através do que se pretende localizar neles, mais do que a especificidade das psicoses, algo de paradigmático da própria relação com o saber na psicanálise.

Palavras-chave : psicanálise; psicoses; estranho; saber.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )