SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1An irreducible uncanny in Freud's knowledge on psychosisDelayed motherhood and ambivalence: some notes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

BELO, Fábio  and  SCODELER, Kátia. A importância do brincar em Winnicott e Schiller. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 91-101. ISSN 0101-4838.

O presente artigo apresenta as semelhanças entre a conceitualização do impulso lúdico e do jogo para Schiller e a teoria do brincar de Winnicott, e sua aplicação na psicanálise. Winnicott afirma que é apenas no brincar que o homem, criança ou adulto, pode desfrutar de sua personalidade de forma integral. Da mesma forma, a filosofia da estética de Schiller aponta o impulso lúdico como o estágio transicional capaz de comportar o jogo entre as forças existentes no homem - o impulso sensível e o racional -, e assim harmonizá-las de modo a permitir a ele ser um homem pleno. Concluímos pela semelhança entre o pensamento dos dois autores não necessariamente para propor uma genealogia, mas para explicitar pontos importantes no pensamento de Winnicott e interrogar sobre as possíveis ligações existentes entre o romantismo alemão e teoria winnicottiana.

Keywords : Schiller; Winnicott; brincar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )