SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1The importance of play in Winnicott and SchillerNotes on the subject of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

TRAVASSOS-RODRIGUEZ, Fernanda  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Maternidade tardia e ambivalência: algumas reflexões. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 111-121. ISSN 0101-4838.

No Brasil aumenta o número de mulheres que posterga a maternidade para depois dos 35 anos. Este fenômeno evidencia o tempo de educação da mulher e sua entrada no mercado de trabalho, que exigem o adiamento da maternidade. Alguns estudos apontam para uma dificuldade na assunção do papel materno pelas mulheres com mais de 35 anos. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura acerca dos conceitos de "maternidade tardia" e "ambivalência", investigando a possível conexão entre os temas e as alterações psíquicas do puerpério. Constatou-se que na maternidade tardia o período de adaptação ao bebê é vivido com uma ambivalência mais intensa. Influenciadas, sobretudo, por uma imposição cultural que supõe o amor incondicional aos filhos, observa-se que as mães tardias têm dificuldade em conciliar os aspectos da vida já bem estruturada com estas novas funções a serem exercidas.

Keywords : maternidade tardia; ambivalência; maternidade contemporânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )