SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Notes on the subject of psychoanalysisAre paradigms in psychoanalysis comparable?: About discontentment, biopolitics and truth's games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

VORSATZ, Ingrid. A ironia trágica, a equivocidade da linguagem e a dimensão ética: nota sobre a Ode ao Homem na Antígona de Sófocles. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 135-145. ISSN 0101-4838.

A chamada ironia trágica é um traço distintivo do texto sofocleano. Esta característica notável em parte poderia ser atribuída à polissemia intrínseca ao uso elaborado da língua grega, próprio da criação poética. No entanto, o recurso a este expediente, para além da questão estilística, comporta uma dimensão ética uma vez que, ali onde o texto é marcado pela equivocidade, o herói trágico, ao se decidir por determinado sentido, escolhe seu destino. É justamente em virtude desta aporia, inerente à sua condição, que o herói trágico deve (soll) se engajar no ato, partindo de seu desamparo fundamental e não em função do que sabe. Talvez seja isso o que ele tem a ensinar ao sujeito moderno, que é o da psicanálise, foracluído pelo advento da ciência. O desejo se realiza em ato - passant (pas sans) le savoir -, furando o saber constituído e em uma dimensão que é propriamente ética.

Keywords : psicanálise; tragédia antiga; ética; linguagem; sujeito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )