SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Os paradigmas em psicanálise são comparáveis?: Sobre o mal-estar, a biopolítica e os jogos de verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

MIELI, Paola. O marciano prateado: normalidade e segregação na peça a Bela Adormecida na geladeira de Primo Levi. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp. 179-201. ISSN 0101-4838.

Em seu testemunho como sobrevivente, na "necessidade" que o levou a tornar-se um escritor e a fazer sua experiência conhecida, Primo Levi transmitiu os efeitos devastadores da experiência desubjetivante dos campos de extermínio. Refletindo sobre as causas e implicações desse "imenso experimento biológico e social", como definiu o Levi contador de histórias, por outro lado pondera sobre o tema da segregação em nosso tempo, sobre a herança que os campos legaram ao presente, estabelecendo uma inquietante continuidade entre as aberrações do passado e a normalidade presente, mostrando além de qualquer dúvida como o presente está sutilmente tecido pela lógica do passado. Em sua peça A Bela Adormecida na geladeira, Levi mostra com grande acurácia e perspicácia a relação entre ciência, novas tecnologias e alienação subjetiva, assim como as formas pelas quais a normalidade e a tranquilidade de uma vida próspera são de fato o produto de uma normatividade biopolítica, universalmente aceita com uma cumplicidade descuidada.

Palavras-chave : alienação; segregação; desumanização; zona cinza; ciência; tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )