SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2The notions of unconscious derived from the defense theory: first freudian elaborationsCompensation for emotional abandonment: the judicialization of affection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

FORTES, Isabel. A dor como sinal da presença do corpo. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 287-301. ISSN 0101-4838.

O artigo desenvolve a hipótese de que, na teoria freudiana, a dor pode ser concebida como um sinal que indica a presença do corpo para o ego. Para demonstrar esta relação, propomos três vias teóricas nas quais as duas noções encontram-se entrelaçadas: na formação do ego na segunda tópica, no quadro clínico da hipocondria e na forma que podemos entender o órgão em psicanálise. Assim, tal associação é considerada importante no que concerne à formação do ego na proposição da segunda tópica porque, nesse contexto, o componente da dor comparece nas elaborações teóricas acerca do ego em sua articulação com a ordem corporal. O segundo assinalamento será feito a partir da hipocondria, articulando-a à compreensão que ela pode trazer para a hipótese proposta. Em terceiro lugar, destaca-se como a conexão entre a dor e o corpo é inerente à especificidade do registro do órgão em psicanálise.

Keywords : corpo; dor; ego; hipocondria; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )