SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2As noções de inconsciente derivadas da teoria da defesa: primeiras elaborações freudianasIndenização por abandono afetivo: a judicialização do afeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

FORTES, Isabel. A dor como sinal da presença do corpo. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 287-301. ISSN 0101-4838.

O artigo desenvolve a hipótese de que, na teoria freudiana, a dor pode ser concebida como um sinal que indica a presença do corpo para o ego. Para demonstrar esta relação, propomos três vias teóricas nas quais as duas noções encontram-se entrelaçadas: na formação do ego na segunda tópica, no quadro clínico da hipocondria e na forma que podemos entender o órgão em psicanálise. Assim, tal associação é considerada importante no que concerne à formação do ego na proposição da segunda tópica porque, nesse contexto, o componente da dor comparece nas elaborações teóricas acerca do ego em sua articulação com a ordem corporal. O segundo assinalamento será feito a partir da hipocondria, articulando-a à compreensão que ela pode trazer para a hipótese proposta. Em terceiro lugar, destaca-se como a conexão entre a dor e o corpo é inerente à especificidade do registro do órgão em psicanálise.

Palavras-chave : corpo; dor; ego; hipocondria; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )