SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Anna Freud e Melanie Klein: o sintoma como adaptação ou solução?Triste falo: uma imagem da relação mãe-filha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

THOMAS, Marie-Claude. Introdução para uma genealogia do autismo.Traduzido porJosé Durval Cavalcanti de Albuquerque. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 339-366. ISSN 0101-4838.

Este artigo propõe uma leitura crítica da concepção atualmente dominante desse fenômeno recente chamado "autismo infantil". Inspirado pelo método de M. Foucault, ele situa o autismo na épistémé da qual ele é produto. Propõe-se uma clínica crítica da entidade psicopatológica construída por L. Kanner no contexto preciso do behaviorismo dominante então, notadamente o linguístico (L. Bloomfield). Questionam-se também os efeitos do nome "autismo", do sintagma "criança autista". Essa construção kanneriana, difundida entre psiquiatras de crianças e psicanalistas, implica uma concepção de causalidade que justifica as múltiplas pesquisas em genética ou neurociências, mas que não é a concepção de causalidade específica da psicanálise. Portanto, levanta-se a questão: é legítimo que a psicanálise e os psicanalistas contribuam para essa Psychopathia Autista?

Palavras-chave : autismo; psicanálise; psicopatologia; causalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )