SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2The melancholic phallus: a figure of the mother-daughter relationshipPsychoanalysis at the crime scene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

PADILHA NETTO, Ney Klier  and  CARDOSO, Marta Rezende. Colapso de Eros nas adicções sexuais. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 383-399. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste artigo é analisar uma modalidade particular de adicção, a compulsão sexual, e definir essa patologia examinando os fatores implicados em sua gênese. Nas adicções sexuais, o recurso à passagem ao ato monopoliza o campo de respostas possíveis para a descarga da força pulsional. Sucede-se, então, a repetição, a automação de um circuito que reduz as possibilidades de encaminhamento criativo para a sexualidade. O gozo sexual, buscado numerosas vezes por dia, de forma imperativa e irremediável, diz respeito a um processo situado "além do princípio de prazer". Buscamos analisar o que estaria na base desse imperativo destrutivo e mortífero de obtenção de prazer sexual.

Keywords : adicção sexual; compulsão; passagem ao ato; corpo; autoerotismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )