SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Colapso de Eros nas adicções sexuaisA fascinação pelo resto: o hiper mal-estar na tecnociência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. Psicanálise na cena do crime. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 401-418. ISSN 0101-4838.

O texto traz algumas reflexões sobre as relações da psicanálise com a criminologia. Para isso, o autor faz uma breve digressão sobre as origens da criminologia, a partir do trabalho de referência de Lombroso. Em seguida, apresenta as primeiras participações da psicanálise na cena do crime quando, no início do século XX, Freud apresenta uma conferência sobre a psicanálise e os fatos jurídicos e se posiciona sobre a criminologia do ponto de vista da psicanálise. São apresentadas também as diversas contribuições de psicanalistas sobre a criminologia e a culpa, o que leva a uma breve apresentação sobre o pathos, sobre o excesso, que levaria ao crime. Finalmente, o autor faz algumas considerações sobre a complexidade da dinâmica psíquica presente no ato criminoso, a qual só pode ser compreendida evocando-se cenários inconscientes.

Palavras-chave : criminologia; psicanálise; culpa; pathos; inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )