SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Psychoanalysis at the crime sceneTime and the psychoanalytic act in the direction of the treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

PINHEIRO, Rafael  and  CARNEIRO, Henrique Figueiredo. A fascinação pelo resto: o hiper mal-estar na tecnociência. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 419-438. ISSN 0101-4838.

Este artigo estabelece uma articulação entre a posição que o sujeito ocupa diante da tecnociência e a inexorável presença de resto, em suas várias dimensões subjetivas. A análise teórica sobre a fascinação pelo resto foi estudada pelas dimensões da constituição psíquica, do nervosismo hipermoderno e do hiper mal-estar. Conclui-se que o sujeito da fascinação pelo resto está acuado entre duas crenças: da ciência e da religião. Sem escapatória, ele se perde na desarticulação das palavras, e a fascinação passa a ser o mestre absoluto, atraído pelo brilho da Coisa, seja ela o real, Deus ou a felicidade. Fascinado, sua resposta é a espera de uma colisão resignada e sem sentido diante dos indicativos que os discursos promovem no bojo da ciência e da tecnologia.

Keywords : resto; fascinação; mal-estar; tecnociência; laço social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )