SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Psicanálise na cena do crimeO tempo e o ato psicanalítico na direção do tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

PINHEIRO, Rafael  e  CARNEIRO, Henrique Figueiredo. A fascinação pelo resto: o hiper mal-estar na tecnociência. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 419-438. ISSN 0101-4838.

Este artigo estabelece uma articulação entre a posição que o sujeito ocupa diante da tecnociência e a inexorável presença de resto, em suas várias dimensões subjetivas. A análise teórica sobre a fascinação pelo resto foi estudada pelas dimensões da constituição psíquica, do nervosismo hipermoderno e do hiper mal-estar. Conclui-se que o sujeito da fascinação pelo resto está acuado entre duas crenças: da ciência e da religião. Sem escapatória, ele se perde na desarticulação das palavras, e a fascinação passa a ser o mestre absoluto, atraído pelo brilho da Coisa, seja ela o real, Deus ou a felicidade. Fascinado, sua resposta é a espera de uma colisão resignada e sem sentido diante dos indicativos que os discursos promovem no bojo da ciência e da tecnologia.

Palavras-chave : resto; fascinação; mal-estar; tecnociência; laço social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )