SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2The fascination for the rest: hiper-suffering in technoscienceFor a psychoanalytic clinic of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

VALE, Sabrina Cristiane  and  CASTRO, Júlio Eduardo de. O tempo e o ato psicanalítico na direção do tratamento. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 439-451. ISSN 0101-4838.

Este artigo realiza uma investigação acerca das articulações entre o tempo e o ato do psicanalista na direção do tratamento. O tempo foi tomado por filósofos como tendo apenas uma dimensão, ou seja, o tempo cronológico, que separa passado, presente e futuro. No entanto, Freud concebe o tempo a princípio com o conceito de a posteriori e, depois, com a atemporalidade do Inconsciente. Lacan levou até as últimas consequências a subversão do tempo padrão no tratamento feita por Freud. Em sua clínica, Lacan utilizou outro temporizador que não o relógio: o ato do psicanalista, marcando assim uma nova temporalidade nos tratamentos. O ato do psicanalista é o demarcador da temporalidade que interessa à psicanálise na direção do tratamento.

Keywords : tempo; ato psicanalítico; direção do tratamento; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )