SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2O tempo e o ato psicanalítico na direção do tratamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

ROCHA, Zeferino. Para uma clínica psicanalítica do cuidado. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp.453-471. ISSN 0101-4838.

O objetivo do artigo é analisar os elementos fundamentais e as condições necessárias para uma clínica psicanalítica do cuidado. Para tanto, na primeira parte, o autor resume o que Heidegger diz sobre o cuidado (Sorge) como a condição ontológica das manifestações do ser do Dasein; na segunda parte, tendo como referencial teórico a metapsicologia freudiana e a teoria winnicottiana do desenvolvimento afetivo, o autor mostra a função estruturante do cuidado na constituição da subjetividade e no desenvolvimento afetivo da criança; finalmente, na última parte e à guisa de uma conclusão, são apresentadas as condições que o autor considera indispensáveis para que a clínica psicanalítica possa ser considerada como uma clínica do cuidado.

Palabras clave : Sorge heideggeriana; cuidado como ocupação e preocupação; desamparo; cuidados maternos; clínica psicanalítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )