SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A medicalização do psíquico: o uso do termo psicose nos manuais diagnósticos estatísticosDo universo infinito ao mercado ilimitado: a hipermodernidade de Jacques Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

TUPINAMBA, Gabriel. A psicanálise é um trabalho?: Uma profissão impossível e o conceito marxista de trabalho. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 27-43. ISSN 0101-4838.

O presente artigo busca iniciar uma reflexão quanto ao estatuto da profissão de psicanalista e sua difícil relação com o Estado a partir da teoria marxista do valor-trabalho. Num exercício filosófico que busca evitar o tratamento analógico entre o pensamento psicanalítico e o pensamento marxista, encontramos um tipo diferente de solidariedade entre os dois na medida em que a concepção de Marx da dualidade contraditória do trabalho aponta um novo modo de pensar a posição do analista e essa, por sua vez, nos permite problematizar e levar à frente algumas determinações obscuras da diferença entre trabalho abstrato e concreto.

Palavras-chave : desejo de analista; demanda; trabalho abstrato; modalidades aristotélicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )