SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A psicanálise é um trabalho?: Uma profissão impossível e o conceito marxista de trabalhoDestinos do vínculo e dos afetos no mal estar contemporâneo: O modelo da depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

COUGO, Raquel Horta Fialho do Amaral  e  VIEIRA, Marcus André. Do universo infinito ao mercado ilimitado: a hipermodernidade de Jacques Lacan. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 44-54. ISSN 0101-4838.

O texto tenta localizar a incidência do discurso científico como agente constituinte do consumismo tal como ele se configurou na contemporaneidade. Para dar fundamento a isso, veremos que, ao determinar um real estruturado matematicamente e, portanto, decifrável matematicamente, a ciência moderna se estabelece como discurso que não concebe limitações ao saber - posição perante o real designada por Lacan "foraclusão do sujeito". Seguiremos as indicações de que a condição pós-moderna teria suas bases neste ilimitado da ciência moderna para observarmos que, nesse ensejo, o capitalismo se oferece como congruente com a demanda ilimitada gerada pela técnica científica. O trabalho se encerra com a articulação entre dois dos atributos do consumismo - a inutilidade do que é consumido e um caráter ilimitado dessa ação - e os efeitos do discurso científico na constituição do sujeito.

Palavras-chave : sujeito; discurso da ciência; capitalismo; consumismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )