SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Do universo infinito ao mercado ilimitado: a hipermodernidade de Jacques LacanO conflito entre psicanalistas e sua ocasional falência da queda fálica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

CHRISTAKI, Angélique. Destinos do vínculo e dos afetos no mal estar contemporâneo: O modelo da depressão.Traducido porRodolfo Luís Leite Batista. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 55-63. ISSN 0101-4838.

Partimos da constatação de que o mal-estar atual se sustenta no discurso capitalista, discurso que apresenta a particularidade de não se confinar em um impossível simbolizável, mas de girar em círculos, instituindo assim uma máquina infernal que cria, ao mesmo tempo, o desespero e a mercadoria para consolá-lo. O apelo controlado ao desespero que curto-circuita a temporalidade do humano no mundo contemporâneo tem sido denominado de depressão. Propomos a hipótese segundo a qual a homogeneização dos afetos do humano que está na base dessa depressão promulgada pela classificação do DSM e a política sanitária neoliberal representam de maneira paradigmática as coordenadas do mal-estar contemporâneo. Dessa forma, o "todos deprimidos!" é uma nova forma de proletarização das subjetividades que, por um lado, consome o vínculo social e, por outro, ignora que, afetado pela linguagem, o sujeito está condenado a uma insatisfação generalizada.

Palabras clave : discurso capitalista; depressão; subjetividade; afeto.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )