SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1O conflito entre psicanalistas e sua ocasional falência da queda fálicaRupturas, experiências de choque e o elogio a crua e nua realidade: prenúncios do trauma no fenômeno das Bodymodifications índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

GIORGENON, Daniela; SOUSA, Lucília Maria Abrahão  e  PACIFICO, Soraya Maria Romano. Sujeito, corpo e um espelho (cibernético): a memória em imagem e em discurso. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 81-97. ISSN 0101-4838.

O gesto de leitura/interpretação que empreendemos objetiva estudar sujeito e corpo pela via da alteridade. Como dispositivo teórico e analítico elencamos o conceito de memória e de sujeito de Pêcheux - que faz laço com a psicanálise -, o estádio do espelho tal como Lacan o concebe, o conceito de heterogeneidade de Authier-Revuz, os contos "O espelho" de Machado de Assis e "Espelhos" de Veríssimo, a leitura de Foucault ao quadro "Las meninas" de Velasquez e a tela de Romão. Isso para analisarmos sentidos contemporâneos sobre um espelho cibernético. Lançamo-nos a pensar sobre esse espelho contemporâneo, esse acontecimento materializado em imagem e em discurso, e perguntamos o que há de memória que repete, que insiste e que irrompe em outros sentidos?

Palavras-chave : sujeito; corpo; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )