SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Sujeito, corpo e um espelho (cibernético): a memória em imagem e em discursoDevastação e gozo na ópera Erwartung opus 17,de Schoenberg índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

RODRIGUES, Alexandra Arnold  y  CANIATO, Angela Maria Pires. Rupturas, experiências de choque e o elogio a crua e nua realidade: prenúncios do trauma no fenômeno das Bodymodifications. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 98-113. ISSN 0101-4838.

Este artigo problematiza a condição traumatogênica da modernidade no que tange as experiências de choque e a paixão pelo Real tematizadas por autores como Christoph Türcke e Slavoj Zizek que, em nossa hipótese, se "encarnam" em fenômenos como das Bodymodifications. Para tanto, propõe-se um diálogo entre Psicanálise e as injunções histórico-culturais contemporâneas, munido de uma análise-interpretativa do material colhido no site www.bmezine.com. Entende-se que a economia pulsional ligada a tais práticas é correlata ao trauma e ao vício como compulsão a repetição: as feridas autoimpingidas pelos adeptos situam uma tentativa, ainda que inócua, de ligar o excesso energético. Sob uma explícita expressão do amalgama dialético entre pulsão de morte e pulsão de vida emerge o fracasso do princípio de prazer.

Palabras clave : trauma; modernidade; Bodymodifications; repetição compulsiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )