SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Breaks, experiences shock and praise to the raw and naked reality: harbingers of trauma in the phenomenon of BodymodificationsCatherine of Siena: anorexia and its display through acts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

SEGAL, Isis Fraga  and  BARROS, Rita Maria Manso de. Devastação e gozo na ópera Erwartung opus 17,de Schoenberg. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp. 114-133. ISSN 0101-4838.

As "loucuras de amor" femininas sempre apareceram na história, na mitologia, na literatura, na música, bem como na psicanálise, como uma questão que leva escritores, poetas, músicos, historiadores e psicanalistas a produzir trabalhos. Embora muito já se tenha investigado e escrito sobre o tema, ele permanece comparecendo na clínica e fazendo questão, em casos de maior ou menor gravidade, mas sempre ligado a uma satisfação paradoxal que ultrapassa os limites do prazer, convocando o analista à reflexão, a fim de fazer avançar as análises desses sujeitos. Neste artigo, a partir dos conceitos de devastação e gozo na obra de Lacan, convidamos o leitor a pensar a ligação do amor-paixão feminino com o gozo sem medida, por vezes mortífero, que devasta a mulher, tomando como referência a ópera Erwartung, Opus 17, de Arnold Schoenberg.

Keywords : gozo; feminino; Devastação; Schoenberg.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )