SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Três destinos do feminino à luz do "caso" Adèle HugoReflexões sobre crise e estabilização em Psicopatologia Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

SOUZA, Carolina Rodrigues Alves de  e  COELHO, Daniel Menezes. Ideais e perversidades em jogo nas Políticas Públicas de Assistência Social: uma leitura psicanalítica dos valores e práticas. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 253-269. ISSN 0101-4838.

O artigo que segue foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado em Psicologia Social e pretende fazer uma análise acerca dos valores que permeiam as práticas na Política Pública de Assistência Social, especificamente em um serviço de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Tendo como público adolescentes que infracionaram e sua família, tal política coloca em ação uma série de práticas que mobilizam, inconsciente e subjetivamente, todos os atores, inclusive os trabalhadores sociais que executam o programa. Agir em prol de um bem comum, buscar e protagonizar ideais de família e infância faz com que nos deparemos com o viés transgressor - ou simplesmente perverso - que age em desacordo com a moral e com as leis. É na tentativa de entender esse encontro que desenvolvemos a análise que aqui se apresenta.

Palavras-chave : políticas públicas; assistência social; ideais; moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )