SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Reflections on crisis and stabilization in Fundamental PsychopathologyThe alliance of the superego with the death drive in drug use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

MORETTO, Maria Lívia Tourinho  and  PRISZKULNIK, Léia. Sobre a inserção e o lugar do psicanalista na equipe de saúde. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 287-298. ISSN 0101-4838.

O trabalho do psicanalista na Instituição de Saúde se faz na articulação da clínica com a teoria. É da responsabilidade do psicanalista a transmissão do saber que ali se constrói, posto que interessa ao psicanalista uma teoria da prática clínica, especialmente porque o fato de esta clínica ocorrer na instituição produz consequências tanto para a clínica quanto para a instituição. Este artigo apresenta e discute a noção de inserção do psicanalista na equipe de saúde como um processo e não um fato. Partimos do princípio de que entrar para trabalhar em uma equipe numa Instituição de Saúde não equivale a estar inserido nela. Chamamos de inserção o processo de construção de um lugar do qual o psicanalista possa operar, ressaltando que este lugar não é dado de antemão. É a formação continuada que lhe permite suportar essa construção, na articulação com os diferentes discursos e nas diferentes ancoragens éticas.

Keywords : psicanalistas; instituições de saúde; equipes de assistência ao paciente; psicanálise aplicada; psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )