SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Reflexões sobre crise e estabilização em Psicopatologia FundamentalA aliança do supereu com a pulsão de morte no uso de drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

MORETTO, Maria Lívia Tourinho  y  PRISZKULNIK, Léia. Sobre a inserção e o lugar do psicanalista na equipe de saúde. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 287-298. ISSN 0101-4838.

O trabalho do psicanalista na Instituição de Saúde se faz na articulação da clínica com a teoria. É da responsabilidade do psicanalista a transmissão do saber que ali se constrói, posto que interessa ao psicanalista uma teoria da prática clínica, especialmente porque o fato de esta clínica ocorrer na instituição produz consequências tanto para a clínica quanto para a instituição. Este artigo apresenta e discute a noção de inserção do psicanalista na equipe de saúde como um processo e não um fato. Partimos do princípio de que entrar para trabalhar em uma equipe numa Instituição de Saúde não equivale a estar inserido nela. Chamamos de inserção o processo de construção de um lugar do qual o psicanalista possa operar, ressaltando que este lugar não é dado de antemão. É a formação continuada que lhe permite suportar essa construção, na articulação com os diferentes discursos e nas diferentes ancoragens éticas.

Palabras clave : psicanalistas; instituições de saúde; equipes de assistência ao paciente; psicanálise aplicada; psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )