SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2About the insertion and the place of the psychoanalyst at the health care teamThe metapsychological construction of the Sinthome in Lacan through the writing of James Joyce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

VIANNA, Alexandra de Gouvêa. A aliança do supereu com a pulsão de morte no uso de drogas. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 299-314. ISSN 0101-4838.

Trabalharemos neste artigo a compulsão à droga pelo viés psicanalítico, enfatizando a implicação do sujeito no uso da substância e buscando compreender como ocorre a passagem do uso recreativo para o uso destrutivo. Demonstraremos que os casos graves de dependência química denunciam a busca pela ruína de si mesmo. Para trabalharmos o paradoxo deste mecanismo que encontra satisfação no próprio sofrimento, empregaremos o conceito de pulsão de morte introduzido por Freud em 1920. Sob o ponto de vista da metapsicologia, este modo de funcionamento do aparelho psíquico está para além do princípio de prazer, pois contraria o seu objetivo de conservar o aparelho livre de tensões, mantendo constante a quantidade de excitação que nele circula ou reduzindo-a ao mínimo possível. A compulsão à droga atropela o princípio de prazer e impele o sujeito à própria desgraça. Quando a pulsão de morte prevalece, o sujeito padece por não conseguir colocar um freio nela.

Keywords : drogas; psicanálise; pulsão de morte; supereu; masoquismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )