SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Sobre a inserção e o lugar do psicanalista na equipe de saúdeA construção metapsicológica do Sinthoma na obra lacaniana a partir da escrita de James Joyce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

VIANNA, Alexandra de Gouvêa. A aliança do supereu com a pulsão de morte no uso de drogas. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 299-314. ISSN 0101-4838.

Trabalharemos neste artigo a compulsão à droga pelo viés psicanalítico, enfatizando a implicação do sujeito no uso da substância e buscando compreender como ocorre a passagem do uso recreativo para o uso destrutivo. Demonstraremos que os casos graves de dependência química denunciam a busca pela ruína de si mesmo. Para trabalharmos o paradoxo deste mecanismo que encontra satisfação no próprio sofrimento, empregaremos o conceito de pulsão de morte introduzido por Freud em 1920. Sob o ponto de vista da metapsicologia, este modo de funcionamento do aparelho psíquico está para além do princípio de prazer, pois contraria o seu objetivo de conservar o aparelho livre de tensões, mantendo constante a quantidade de excitação que nele circula ou reduzindo-a ao mínimo possível. A compulsão à droga atropela o princípio de prazer e impele o sujeito à própria desgraça. Quando a pulsão de morte prevalece, o sujeito padece por não conseguir colocar um freio nela.

Palavras-chave : drogas; psicanálise; pulsão de morte; supereu; masoquismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )