SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2The alliance of the superego with the death drive in drug useTo elevate the Thing to the dignity of objects: Lacan politics between prohibition and the impossible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

FREIRE, Joyce Marly Gonçalves; PEREIRA, Mário Eduardo Costa  and  SILVA, Luiz Carlos Avelino da. A construção metapsicológica do Sinthoma na obra lacaniana a partir da escrita de James Joyce. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 315-329. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste artigo é o de abordar a construção metapsicológica do Shintoma na obra lacaniana a partir do modo pelo qual a posição subjetiva de James Joyce se estrutura: o infatigável trabalho em torno do reconhecimento do nome - o nome de seu pai - e a publicação de sua obra. A construção desse nome contorna a foraclusão de fato na vida de Joyce e as reflexões de Lacan fazem dela um paradigma para se pensar sobre o trabalho psicanalítico possível na psicose, bem como sobre a questão do fim da análise. Recorre-se a alguns seminários da obra de Lacan no que tange à questão da clínica da psicose, sobretudo, ao seminário da década de setenta O sinthoma.

Keywords : psicose; foraclusão; sinthoma; literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )