SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2The metapsychological construction of the Sinthome in Lacan through the writing of James JoycePsychoanalysis, the State and the major street demonstrations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

LAUREANO, Pedro Sobrino  and  CHAVES, Wilson Camilo. Elevar a Coisa à dignidade dos objetos: a política de Lacan entre a proibição e o impossível. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 330-350. ISSN 0101-4838.

Buscaremos traçar, na obra de Lacan, algumas implicações políticas presentes na passagem de uma concepção de Lei que é pautada pela dialética entre interdição e transgressão para outra, que é explorada pelo psicanalista a partir dos anos 60, em que a Lei perde seu caráter interditor passando a ser associada à ideia de impossível. Trata-se de um movimento em que Lacan revê alguns dos paradigmas fundamentais que haviam norteado sua teoria e clínica nos anos 50, passando a privilegiar, em suas análises, conceitos como os de objeto pequeno a, gozo e pulsão. Neste sentido, buscaremos defender que a ideia de um retorno a Lei pensada em sua dimensão interditora, tanto a respeito da clínica quanto da política, é insuficiente para compreender, ao menos do ponto de vista lacaniano, a estratégia de cura no tratamento e a crítica social.

Keywords : Lacan; maio de 68; interdição; transgressão; impossível.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )