SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2A construção metapsicológica do Sinthoma na obra lacaniana a partir da escrita de James JoyceA psicanálise, o Estado e as grandes manifestações de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

LAUREANO, Pedro Sobrino  e  CHAVES, Wilson Camilo. Elevar a Coisa à dignidade dos objetos: a política de Lacan entre a proibição e o impossível. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.2, pp. 330-350. ISSN 0101-4838.

Buscaremos traçar, na obra de Lacan, algumas implicações políticas presentes na passagem de uma concepção de Lei que é pautada pela dialética entre interdição e transgressão para outra, que é explorada pelo psicanalista a partir dos anos 60, em que a Lei perde seu caráter interditor passando a ser associada à ideia de impossível. Trata-se de um movimento em que Lacan revê alguns dos paradigmas fundamentais que haviam norteado sua teoria e clínica nos anos 50, passando a privilegiar, em suas análises, conceitos como os de objeto pequeno a, gozo e pulsão. Neste sentido, buscaremos defender que a ideia de um retorno a Lei pensada em sua dimensão interditora, tanto a respeito da clínica quanto da política, é insuficiente para compreender, ao menos do ponto de vista lacaniano, a estratégia de cura no tratamento e a crítica social.

Palavras-chave : Lacan; maio de 68; interdição; transgressão; impossível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )