SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1The Concept of Passion in Ferenczi's Clinical DiaryThe programming of post-organic man: what risks are outlined in the role of finitude? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

KYRILLOS NETO, Fuad  and  CAMPOS, Philippe Augusto Carvalho. O "Caso Amílcar Lobo": notas sobre o alcance da psicanálise no campo social. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 22-42. ISSN 0101-4838.

O artigo parte do fato histórico da psicanálise no Brasil conhecido por "Caso Amílcar Lobo" e visa investigar seus desdobramentos no plano da teoria psicanalítica. O apanhado bibliográfico que gira em torno do caso fora sintetizado em duas apropriações gramaticais divergentes, as quais sugerem uma questão referente aos limites epistemológicos da psicanálise, isto é, como se dá a articulação entre a clínica e o campo dos estudos culturais. Com vistas a articular essa questão, reportamo-nos a autores que também a flanquearam e acabamos por nos centrar em certos construtos da obra de Lacan dos quais nos utilizamos como síntese, a saber, os conceitos de desejo do psicanalista, Outro e discurso do psicanalista.

Keywords : Caso Amílcar Lobo; história da psicanálise; desejo do psicanalista; discurso do psicanalista; psicanálise e sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )