SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1A programação do homem pós-orgânico: que riscos são traçados no papel da finitude?Na boca do crocodilo: a face indigesta da amamentação exclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

FERRARI, Ilka Franco  e  CRISTINA MOREIRA, Marcos. O desregramento do gozo e a legitimação do gozo sexual: novos modos de funcionamento das mulheres e mães. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 59-72. ISSN 0101-4838.

O artigo se constrói a partir de abordagem de certos de modos de funcionamento de mães e mulheres, nessa realidade social marcada pela crescente influência do discurso do capitalista no discurso da ciência. Nessa civilização que prima pelo mais-de-gozar, o sistema favorece certas formas típicas de vivenciar a posição feminina e materna, novas formas de laços sociais, de parcerias sexuadas e, como se tem dito, novas manifestações sintomáticas. O percurso escolhido circunscreve, portanto, pontos cruciais desse sistema discursivo que conta com suas formas singulares de repartição sistematizada de meios e maneiras de gozar. Ele passa por demarcações próprias da condição do feminino, chegando a um fragmento de caso, paradigmático da posição mulher-mãe como sujeito suposto saber do ser pai, juízas do pai para seus filhos.

Palavras-chave : atualidade; gozo; mães; mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )