SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1The disruption of the jouissance and the legitimation of the sexual jouissance: new ways of functioning of women and mothersInfantile anorexia: From isolation to subjective solitude author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

RAMOS, Danielle Carvalho  and  NICOLAU, Roseane Freitas. Na boca do crocodilo: a face indigesta da amamentação exclusiva. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 73-89. ISSN 0101-4838.

O presente artigo problematiza as possíveis implicações dos programas de aleitamento materno exclusivo, que, fortemente firmados em um ideal de maternidade, garantem o cumprimento de prescrições reguladas pela chamada livre-demanda, devendo a mãe oferecer ao bebê, pelo menos até o sexto mês, somente o seio-leite materno como alimento e objeto oral. Retomando algumas considerações de Jacques Lacan, propomos pensar na tendência a uma excessiva presença da mãe ensejada por esse discurso que visa à benevolência, fazendo surgir, como possível contraponto, o bebê enquanto um objeto-resto na fantasia materna. Poderíamos pensar o discurso do aleitamento como favorecendo um prolongamento da relação alienante entre mãe e filho, com graves consequências para o bebê? No âmbito da fantasia materna, poderia o bebê ser tomado como um objeto de gozo para o Outro? São questões a serem desdobradas ao longo do texto.

Keywords : aleitamento materno exclusivo; gozo; angústia; voracidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )