SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Na boca do crocodilo: a face indigesta da amamentação exclusivaEscuchando al cuerpo en la actual clínica psicoanalítica de adolescentes: reflexiones a partir de algunas viñetas clínicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

DESBORDES, Emmanuelle Borgnis  y  MARTINS, Mariel. Anorexia do bebê: Do isolamento à solidão subjetiva. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 90-100. ISSN 0101-4838.

Eve é uma menininha de seis meses nascida em um squat1 sujo de uma mãe perdida e isolada. Recolhida pelos serviços sociais em um estado de desnutrição avançado, será encaminhada a uma instituição médica que fará de tudo para curá-la. A precariedade social tem relação com a precariedade simbólica de sua mãe psicótica e anoréxica. A perspectiva psicanalítica é capaz de dar à criança todas as chances de renascer para o desejo e separá-la de um gozo mortífero que não permite a inscrição simbólica do Sujeito no desejo do Outro. Do isolamento à solidão subjetiva, Eve renascerá para a vida. Testemunho clínico e engajamento político.

Palabras clave : precariedade; laço social; anorexia do bebê; gozo materno; dialética desejante; solidão subjetiva.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )