SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Envelhecimento e seus possíveis destinos: Uma reflexão acerca do trabalho do negativoO balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

SANTOS, Bruno Gonçalves dos  y  BARTH, Luís Fernando Barnetche. Meta, objeto e suas relações com a constituição do sintoma como efeito do entrecruzamento das pulsões. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 134-153. ISSN 0101-4838.

O presente artigo aborda, a partir de fragmentos de um caso clínico, a noção de sintoma e sua constituição na estrutura significante do inconsciente, discutindo a dinâmica da construção dos registros simbólico e imaginário sobre o real traumático. Para isso, fez-se necessária a articulação com as teorizações freudianas da pulsão e seus destinos, perpassando pelas relações com os conceitos de sintoma-signo e sintoma-significante, para que por fim adentrássemos na dimensão do papel do analista na experiência da clínica psicanalítica.

Palabras clave : sintoma-signo; sintoma-significante; meta; objeto; entrecruzamento das pulsões.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )