SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Meta, objeto e suas relações com a constituição do sintoma como efeito do entrecruzamento das pulsõesA droga do toxicômano: um lenitivo para a angústia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

DELGADO, Luís. O balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativa. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 154-166. ISSN 0101-4838.

No presente trabalho de psicanálise extra-clínica aplicada ao estudo de objectos culturais artísticos, o autor procura mostrar a pertinência da aplicação do modelo bioniano dos elementos em psicanálise, nomeadamente o das inter-relações entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) ao processo criativo artístico, isto é, a compreensão de obras artísticas modernas como o resultado da oscilação permanente entre os modos distintos de pensar/sentir dispersivo e integrativo, ilustrando com obras de vários campos artísticos: do teatro (Galileu Galilei de Brecht), da pintura (cubismo de Picasso), da literatura (Ulisses de Joyce) e da dança moderna.

Palavras-chave : Bion; PS↔D; criatividade; arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )