SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1O balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

RODRIGUES, Janderson Andrade  e  D'AGORD, Marta Regina de Leão. A droga do toxicômano: um lenitivo para a angústia. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp. 167-179. ISSN 0101-4838.

Este artigo origina-se de uma questão clínica a propósito de o consumo de drogas na toxicomania servir de lenitivo para a angústia. À vista disso, pretende-se contrapor e explorar dois pontos de divergência entre elaborações de Freud e Lacan atinentes à articulação entre toxicomania e angústia. Um desses pontos concerne à angústia, acerca da qual, ao contrário de Freud, para quem a castração a antecede e a desencadeia, Lacan localizará a castração não apenas como ulterior, mas como o que permitirá ao sujeito libertar-se de um despertar de angústia. O outro ponto diz respeito à formulação lacaniana acerca de a adesão à droga figurar como uma medida por meio da qual se obtém o rompimento de um casamento com o falo, enquanto que, para Freud, constitui um modelo de casamento feliz.

Palavras-chave : toxicomania; angústia; castração; falta; falo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )