SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2A dor crônica entre o silêncio e o gritoA presença do objeto a na neurose e na psicose e o desejo do psicanalista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

SANTOS, Natália De Toni Guimarães dos  y  ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. O objeto que se deixa apagar: a função do negativo na constituição psíquica. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp. 29-44. ISSN 0101-4838.

Este trabalho se propõe pensar a função do objeto primordial na constituição psíquica a partir da obra de André Green. Distanciando-se do modelo pós-freudiano anglo-saxão, que dá às relações de objeto e à díade mãe-bebê um lugar primordial na fundação do aparelho psíquico, Green aposta na potência da criação de um novo modelo teórico-clínico contemporâneo que empreenda uma costura fecunda entre a perspectiva relacional e a pulsionalidade, partindo da noção de terceiridade como matriz fundadora do psiquismo. O pai se inscreve, desde sempre, na relação mãe-bebê, como figura de ausência, ao ocupar um lugar na mente e no desejo da mãe, configurando uma triangulação primordial. A função materna, assim, ao comportar em si a marca do pai enquanto processualidade, atua não só no registro da presença, mas também como negatividade estruturante, imprescindível para que a mãe se torne um objeto que se deixa apagar.

Palabras clave : terceiridade; cena primária; trabalho do negativo; constituição psíquica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )