SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2The object that lets itself erased: the function of the negative in the psychic constitutionFrom words and unconscious: the role of language in the origins of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

CASTRO, Júlio Eduardo de. A presença do objeto a na neurose e na psicose e o desejo do psicanalista. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp. 45-68. ISSN 0101-4838.

Dentro do ensino de Lacan, partimos da consideração a dois modos subjetivos e peculiares de ser - classicamente chamados de neurose e psicose - e os examinamos em função da presença do objeto a no tratamento psicanalítico. A partir das diferenças acerca dessa presença, são analisadas algumas consequências quanto à direção do tratamento em um e em outro caso. Para tal, recorremos ao desejo do psicanalista e à política do psicanalista, expressões estas extraídas do ensino de Lacan como articuladores éticos indispensáveis à condução do tratamento psicanalítico do sujeito neurótico e do sujeito psicótico.

Keywords : objeto a; neurose; psicose; desejo do psicanalista; política do psicanalista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )