SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2The presence of the object a in the neurosis and in the psychosis and the psychoanalyst's desireThe psychoanalytic clinic in hospital with women in breast cancer treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

COSTA, André Oliveira. De palavras e inconsciente: a função da linguagem na origem da psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp. 69-89. ISSN 0101-4838.

Através do estudo sobre o campo da linguagem Freud iniciou as investigações sobre os fenômenos inconscientes. Mas, antes de ingressar nas pesquisas metapsicológicas, o percurso de Freud começou com o trabalho sobre o transtorno das afasias. Nosso objetivo é demonstrar, analisando os textos iniciais de Freud, de que forma o posicionamento teórico que adotou para o campo da neurologia não apenas se manteve presente, mas foi fundamental para o desenvolvimento de sua teoria sobre os sintomas psíquicos. Nesse sentido, nossa hipótese de investigação é que há um deslocamento da função da linguagem do campo anatômico para os processos mentais.

Keywords : linguagem; inconsciente; afasias; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )