SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2A presença do objeto a na neurose e na psicose e o desejo do psicanalistaA clínica psicanalítica no hospital com mulheres em tratamento de câncer de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

COSTA, André Oliveira. De palavras e inconsciente: a função da linguagem na origem da psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp. 69-89. ISSN 0101-4838.

Através do estudo sobre o campo da linguagem Freud iniciou as investigações sobre os fenômenos inconscientes. Mas, antes de ingressar nas pesquisas metapsicológicas, o percurso de Freud começou com o trabalho sobre o transtorno das afasias. Nosso objetivo é demonstrar, analisando os textos iniciais de Freud, de que forma o posicionamento teórico que adotou para o campo da neurologia não apenas se manteve presente, mas foi fundamental para o desenvolvimento de sua teoria sobre os sintomas psíquicos. Nesse sentido, nossa hipótese de investigação é que há um deslocamento da função da linguagem do campo anatômico para os processos mentais.

Palabras clave : linguagem; inconsciente; afasias; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )