SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2De palavras e inconsciente: a função da linguagem na origem da psicanáliseA dimensão ética na produção do conhecimento e na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

ARAUJO, Ronaldo Sales de  e  LIMA, Nádia Laguárdia de. A clínica psicanalítica no hospital com mulheres em tratamento de câncer de mama. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp. 90-102. ISSN 0101-4838.

Este trabalho aborda os efeitos da cirurgia de mastectomia sobre as mulheres em atendimento ambulatorial em um hospital geral. Analisa, em especial, os efeitos dessa intervenção médica sobre a imagem corporal. Destaca um fato comum a todas as pacientes atendidas no ambulatório, que é a ausência do tema da morte em suas falas, mesmo nos casos mais avançados da doença. Elas abordam principalmente o tema da beleza, associando-a à feminilidade. Para essas mulheres, a mutilação do seio tem o efeito de um confronto com o real, despertando a angústia. A partir das contribuições de Lacan, o artigo discute a função do belo de fazer uma barreira protetiva em relação à Coisa, permitindo suportar o trágico.

Palavras-chave : corpo; imagem corporal; belo; olhar; sexualidade feminina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )