SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Clinical case construction: the Freudian approach of the theme and some of its implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

GOMES, Sergio. "Eu vi que você viu que eu vi": a tríplice hélice narcísica no pensamento clínico de D. W. Winnicott. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 9-28. ISSN 0101-4838.

Winnicott foi um dos principais teóricos da psicanálise que enfatizou a comunicabilidade humana a partir da "função de espelhamento" e mutualidade na relação mãe-bebê. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar a importância do olhar na constituição psíquica do bebê por meio de uma "tríplice hélice narcísica" que enfatiza uma reciprocidade contínua do olhar materno para o bebê e deste para sua mãe, enquanto desfrutam de uma experiência de mutualidade. Essas experiências podem ser observadas durante a alimentação do bebê ou por meio de jogos e brincadeiras com o ambiente materno. Para corroborar esse pensamento, o autor apresenta uma vinheta clínica demonstrando a função de espelhamento durante a alimentação de uma criança, pelo seu médico, com má-formação congênita de esôfago e sua relação no desenvolvimento da comunicação.

Keywords : espelhamento; subjetivação; comunicação; Winnicott.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License