SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1A hipocondria de Schreber: uma inflação narcísica?É chegado o embate do século... XIX: Desejo versus nada, ou Freud, potência e vontade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

AMOR, Ana Rosa de Sousa  y  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre tempo e constituição do sujeito em Freud e Lacan. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 65-85. ISSN 0101-4838.

O presente estudo foi produzido com o intuito de explorar a dimensão do tempo na constituição do sujeito, de acordo com o pensamento de Jacques Lacan, em referência a um breve retorno a Sigmund Freud. Para explorar a concepção de tempo na psicanálise, foram utilizados artigos de Freud sobre a formação do aparelho psíquico e de Lacan sobre a constituição do sujeito do inconsciente. Procurar-se-á observar qual seria a compreensão de temporalidade própria da psicanálise: no que se refere ao a posteriori, cuja relevância para a vida psíquica Freud tanto sublinhou; assim como no que se refere ao tempo lógico, uma concepção lacaniana de tempo. O tempo, descontínuo, marcado por pausas e alternâncias, constitui o sujeito; modula o ato e possibilita desejar.

Palabras clave : tempo lógico; a posteriori; constituição; sujeito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License