SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Considerations about time and constitution of subject on Freud and LacanI'd rather be a stone: inhibition in a clinical shered of a drug addiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

DIONISIO, Gustavo Henrique. É chegado o embate do século... XIX: Desejo versus nada, ou Freud, potência e vontade. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 86-98. ISSN 0101-4838.

Trata-se de "alocar uma questão" entre duas categorias aparentemente antagônicas provindas da filosofia e da psicanálise, tendo em vista a possibilidadede extrair consequências teóricas signicativas para o campo da clínica da depressão e dos transtornos alimentares. Sendo assim, o ensaio visa perguntar: 1) se a psicanálise freudiana recuaria diante de uma "entropia niilista", isto é, da irresistível apetência para o "nada da vontade" tal como proposta por autores do porte de Nietzsche e Schopenhauer; 2) Se seria possível ou exageradamente paradoxal esboçar uma prática analítica a partir dessas premissas, ou, do contrário, 3) se se concluir que a psicanálise investe em Eros em função de sua virtude originalmente terapêutica, o que restaria em termos de uma injunção niilismo-psicanálise? Como, enfim, seria possível articular uma fricção crítica entre a clínica psicanalítica e o conhecimento trágico?

Keywords : desejo; nada; inconsciente; niilismo; clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License